Sphenophorus e manejo pré-seca foram os principais temas da reunião técnica pré-Agronegócios Copercana de Morro Agudo

03/06/2024 Noticias POR: Marino Guerra

Na véspera do feriado de Corpus Christi, produtores cooperados da região de Morro Agudo se reuniram para conversarem sobre os principais manejos que terão que realizar em seus canaviais ao longo de 2024 e as oportunidades que estarão disponíveis na 20ª edição do Agronegócios Copercana.

Para abrir o evento, o agrônomo da região, Augusto Segatto Strini Paixão, lembrou os presentes da importância em trabalhar na manutenção do canavial para manter alta sua produtividade em 25, acrescentando que o Agronegócios Copercana é, já tradicionalmente, o melhor momento para a aquisição das melhores soluções.

 Augusto Segatto Strini Paixão: O Agronegócios Copercana é hora do produtor começar a trabalhar a produtividade e longevidade de seu canavial em 2025

Em seguida, o representante da Serquímica, Maickon Balator, dentre as diversas soluções apresentadas falou do Bioevolution como uma tecnologia biológica importante para o desenvolvimento do sistema radicular, e com isso tornar a planta mais resistente ao longo do período de estiagem.

Para o manejo pré-seca, foi apresentrado o Serquinutri Turbo, um bioestimulante que através da indução hormonal faz com que a planta transpire menos e com isso perca mais água nos longos períodos sem chuva.

Mickon Balador da Serquímica durante apresentação do condicionador de calda ofertado pela empresa

A Syngenta, através do seu representante, Artur Pinheiro, falou de controle de pragas em especial do Sphenophorus, que além de hoje ser um dos principais inimigos dos canaviais ainda faz mais estragos em anos com precipitações mais restritas, e focou no Engeo Pleno como ferramenta defensiva.

Dentre as características do produto, Pinheiro destacou o maior residual, devido ao fato dele ser microencapsulado; o controle de outras pragas, citando como exemplo produtores da região que há seis anos não controlam mais a cigarrinha fazendo uso apenas do Engeo Pleno; flexibilidade de aplicação através do corte de soqueira, drench e na vinhaça localizada; e seu efeito bioativador.

Artur Pinheiro, da Syngenta lembrou os presentes que antes de trabalhar o manejo, é fundamental fazer um dimensionamento da infestação de Sphenophorus para ver o tamanho do problema

No final aconteceu muita conversa entre os produtores e os técnicos presentes enquanto foi servido um delicioso jantar.

CONFIRA MAIS IMAGENS DO EVENTO