Stupiello recebe Medalha da Agroenergia no 5º Congresso Nacional da Bioenergia
03/10/2012
Geral
POR: Agência UDOP de Notícias
O presidente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab), José Paulo Stupiello, receberá da UDOP a Medalha da Agroenergia, concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao setor sucroalcooleiro. A cerimônia de premiação acontecerá na noite de 7 de novembro, durante jantar oferecido pela entidade, em Araçatuba, que ocorre durante o 5º Congresso Nacional da Bioenergia.
Stupiello é engenheiro agrônomo e doutor em tecnologia do açúcar e do álcool pela Universidade de São Paulo (Esalq/USP), e se destaca por sua liderança à frente da Stab, entidade que promove o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar do país e do exterior. O engenheiro agrônomo foi grande incentivador da pesquisa e desenvolvimento do setor quando o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) dava os seus primeiros passos, na década de 70. Stupiello é responsável pela parceria com a UDOP na promoção dos cursos agrícola, administrativo/financeiro e industrial.
"É uma honra receber um prêmio como este. A gente não faz nosso trabalho com essa intenção, mas é obra dos amigos que não veem defeitos, apenas qualidades. Fico muito honrado com isso, especialmente considerando meus antecessores", diz Stupiello citando os ex-homenageados com a Medalha da Agroenergia: o ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; o ex-presidente da Unica, Eduardo Pereira de Carvalho; e o ex-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana.
Para o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, a homenagem é mais do que justa, devido a sua grande contribuição ao desenvolvimento do setor nas últimas décadas. "Trata-se de uma pessoa da maior credibilidade dentro do setor e que muito contribuiu para o atual estágio de desenvolvimento, em termos de produtividade agrícola e eficiência industrial do setor", argumenta Salibe.
O presidente executivo da UDOP destaca ainda que dificilmente são encontrados agrônomos nas usinas e destilarias da região Centro-Sul do Brasil que não tenham sido alunos, quer seja no curso de formação ou em palestras e demais cursos de aperfeiçoamento, do agrônomo Stupiello. "Sua missão é mesmo a de compartilhar seu conhecimento vasto e ilimitado. O atual estágio tecnológico, quer em termos agronômicos ou industrial do setor, deve muito à José Paulo Stupiello", finaliza Salibe.
Também, durante o Jantar UDOP, será comemorado o sucesso da grade de cursos promovidos pela UniUDOP durante o ano de 2012 e acontecerá uma confraternização entre os congressistas, palestrantes e moderadores.
5º Congresso Nacional da Bioenergia
O tradicional Congresso Nacional da Bioenergia deverá reunir mais de mil profissionais, entre congressistas, palestrantes e moderadores, entre os dias 7 e 8 de novembro, no Campus do UniSalesiano, em Araçatuba. Os congressistas poderão participar dos painéis de dez salas temáticas das áreas agrícola; industrial; administrativa/financeira; comunicação; tecnologia da informação; Embrapa; mercado, comercialização e logística; sustentabilidade; saúde e segurança do trabalho; e recursos humanos.
A novidade deste ano é a Exposição Técnica que ocorre em paralelo ao Congresso. Nos estandes, o público vai encontrar tecnologias e serviços voltados para o setor, além da oportunidade para troca de experiências com os demais congressistas e expositores. A Exposição Técnica acontece no mesmo andar do Congresso.
O 5ª Congresso Nacional da Bioenergia é realizado pela UniUDOP e pela Embrapa e conta com apoio cultural das empresas Canavialis, Ceres; Dedini Indústrias de Base, Deloitte, FMC; GE Water & Process Tecnologies e Syngenta.
Clique aqui para mais informações, programação completa e inscrições do 5º Congresso Nacional da Bioenergia.