‘Sustentabilidade da Bioenergia da Cana-de-açúcar’ é debatida na Rio+20
11/06/2012
Meio Ambiente
POR: Rede Agro
O CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio+20, promovendo o painel ‘Sustentabilidade da Link no Glossário Bioenergia da Cana-de-açúcar’, no dia 11/06, das 14h às 17h30, no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro.
Esse painel abordará temas como ‘Trajetórias das tecnologias agroindustriais’, ‘Sistemas produtivos e Link no Glossário uso da terra’, ‘Indicadores socioeconômicos e ambientais, e balanço energético e de emissões’. O CGEE tem como objetivo apresentar e discutir os principais aspectos da trajetória do setor de bioenergia por meio da experiência brasileira com a cana-de-açúcar e sua perspectiva de contribuir para a redução de emissões, a economia verde e o desenvolvimento sustentável.
O pesquisador do ICONE - Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, Marcelo Moreira, especializado no setor sucroenergético e bioenergia, falará sobre a Mudança de Uso da Terra no Brasil e as emissões de Gases do Link no Glossário Efeito Estufa (GEE), mostrando a experiência do ICONE em desenvolver modelos que projetam a ocupação da terra pela agricultura com base em dados econômicos e georreferenciados. A análise dos impactos da produção de bicombustíveis nas Link no Glossário mudanças do uso da terra, especialmente desmatamento, é fundamental para avaliar a sustentabilidade dessa importante fonte alternativa de energia.
No dia 12, Marcelo Moreira participa como debatedor do painel "Sustentabilidade na Produção de Alimentos", onde serão abordados os principais desafios para garantir segurança alimentar ao mundo. Esse evento também é promovido pelo CGEE, das 14h às 17h.
A Rio+20 acontece entre os dias 13 e 22 de junho por meio de eventos oficiais voltado para o governo, e eventos paralelos que acontecerão por toda a cidade do Rio de Janeiro. A discussão central da Conferência estará baseada em dois principais temas "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza"; e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável". O fomento a energias renováveis é um assunto central da Rio+20, dado que a maior parte das emissões de GEE vem da queima de Link no Glossário combustíveis fósseis.