Syngenta alerta para infestação de broca nos canaviais do Centro-Sul
17/04/2014
Agricultura
POR: Patrícia Mendonça | Agência UDOP de Notícias
O Programa Vigilante, da Syngenta, divulgou nesta segunda-feira (14) que o nível da Broca (Diatrae Saccharallis) está acima do controle em algumas regiões de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. O registro de alta incidência é maior do que três pontos percentuais.
Além dessa praga, os índices de infestação da Ferrugem (Puccinia Kuehnii) e Sphenophorus levis também merecem atenção. O percentual de alta incidência de Ferrugem é maior do que cinco por cento em algumas regiões, ainda segundo o relatório.
Os engenheiros agrônomos do Programa recomendam que os produtores avaliem os níveis de ataques em suas propriedades. "Ainda estamos em fase de plantio em várias áreas, que se prolongou devido à estiagem. Para assegurar um plantio com qualidade, selecione as melhores mudas e as proteja do ataque de pragas e doenças de solo", orientam os pesquisadores do Programa Vigilante.
Sobre o Programa Vigilante
Uma equipe de 100 engenheiros agrônomos e consultores acompanha o desenvolvimento das mudas e verifica, a cada 10 dias, as condições que podem favorecer o aparecimento de pragas e doenças do campo, de forma regional.
O programa está em andamento em mais de 300 áreas comerciais nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.