Tecnologia aplicada no plantio da cana-de-açúcar foca melhor produtividade

04/04/2018 Cana-de-Açúcar POR: Conceito Comunicação
Divulgação
Os produtores de cana-de-açúcar vêm enfrentando desafios crescentes relacionados às mudanças ocorridas no setor sucroenergético, como a proibição da queima da cana, novas exigências trabalhistas e novo código florestal, entre outras, o que resultou numa significativa redução na produtividade. Com esse cenário adverso no campo, o Grupo Vittia lançou em 2018 um novo programa, voltado para o aumento inteligente da produtividade na cana-de-açúcar de forma prática e eficiente.
 
O programa Cana Start oferece soluções integradas para o desenvolvimento da cultura, suprindo as necessidades nutricionais e garantindo uma maior vigorosidade da planta. “A adoção de micronutrientes na nutrição dos canaviais hoje é uma realidade e temos visto acréscimos significativos de produção, como na concentração de açúcares, além de possibilitar canaviais com maiores longevidades”, avalia Luis Carlos Rodrigues Herling, gerente de desenvolvimento de mercado cana do Grupo Vittia.
 
Para lançar o programa, a empresa desenvolveu dois novos produtos com suspensões concentradas de zinco e molibdênio, itens essenciais para o desenvolvimento ideal da cana-de-açúcar. O NHT Arranque, da Biosoja, e o Nanopower Impulso, da Samaritá, ambas unidades do Grupo Vittia, oferecem alta concentração de macro e microelementos, com partículas extremamente pequenas e uniformes, que quando em contato com a planta, proporcionam uma liberação gradativa e eficaz dos nutrientes.
 
O gerente de produtos especiais do Grupo Vittia, Éder de Paula Guirau, destaca que o programa é completo pois oferece soluções integradas aos clientes. “São produtos de alta qualidade, com matérias primas e tecnologia de ponta que, aliados ao atendimento e trabalho personalizado da nossa equipe técnica, trazem um resultado vantajoso”, explica.
 
Os benefícios não são apenas em produtividade. O NHT Arranque e o Nano Power Impulso são produtos bem menos agressivos às plantas, com menor índice salino e menor fitotoxidez. A tecnologia aplicada no desenvolvimento desses produtos proporciona também facilidade no manuseio e aplicação, além de economia nos custos operacionais e no transporte aos clientes. Outro diferencial é a redução em quase dez vezes do uso de embalagens em comparação a outros produtos disponíveis no mercado.
 
Um grande diferencial para o programa Cana Start é a integração das soluções nutricionais, eficientes e de qualidade, desenvolvidas pela Biovalens, empresa do Grupo Vittia que atua na produção e comercialização de inoculantes e biodefensivos. Entre os benefícios desta linha de produtos, podemos citar a eficiência no manejo das principais pragas e doenças que acometem a cultura da cana-de-açúcar, o que confere alta produtividade de maneira sustentável.