Tecnologia e sustentabilidade foram os temas da reunião pré-Agronegócios Copercana de Matão

06/06/2024 Noticias POR: Marino Guerra

Pela primeira vez os produtores rurais de Matão e região puderam se reunir para conhecer mais sobre as tecnologias que estarão disponíveis ao longo da 20ª Edição do Agronegócios Copercana.

O evento contou com a parceria da Koppert e Sipcam Nichino e teve como assunto principal tecnologias de insumos como biológicos, formulações e bioestimulantes e como elas podem ser ferramentas importantes para o produtor de cana conseguir atingir os seus dois principais objetivos, elevar a produtividade e longevidade.

Abrindo os trabalhos, o agrônomo e RTV da Copercana na região, Leonardo Bighetti, explicou sobre o funcionamento da feira e seu principal objetivo, levar as melhores oportunidades para os produtores adquirirem o que há de melhor prensando em tecnologias de insumos.


O RTV da Copercana na região, Leonardo Bighetti, explicou para os presentes como funciona a feira

Em seguida o representante da Koppert, Guilherme Lopes, dividiu sua palestras em dois assuntos, sendo o primeiro sobre produtos biológicos consolidados na cultura como o Trichodermil, solução com ação fungicida e nematicida muito utilizado no plantio e o Boneville, nematicida que com o encerramento de diversos estudos, passou recentemente a ser recomendado para uso no tanque de vinhaça em operações de aplicação localizada.

Na segunda parte o foco ficou para soluções biológicas mais novas e lançamentos, como o Octane, que passou a ser recomendado para cana depois de grande sucesso como ferramenta de controle da cigarrinha do milho, e o Caravan, um fungicida foliar que cria uma camada protetora inibindo o ataque de estrias, ferrugem e colletotrichum.

Contudo, o destaque maior ficou para o Terranem, uma ferramenta biológica para controle de Sphenophorus que atua através do ataque de nematóides do bem, que ao invés de se instalar na raiz das plantas, invadem o organismo da praga.

Representantes da Koppert, Guilherme Lopes e Bruna Bertossi, falaram sobre produtos consolidados e lançamentos, como o Terranem, solução que a empresa indica como revolucionária para o controle de Sphenophorus

Também dividida em duas partes, a Sipcam Nichino, através de seu representante Marco Bueno, falou primeiramente de tecnologias inseticida focando na grande experiência e preocupação que a empresa tem em seu processo de formulação, citando como exemplo o caso do Takumi, ferramenta para controle de broca que se destaca por sua rápida ação translaminar, ou seja, absorção e distribuição por toda folha fazendo com que o inseto ingira o defensivo ao comê-la, e sua grande seletividade aos inimigos naturais e produtos biológicos.

Em seguida, o especialista em bioestimulantes, Vitor Benedetti falou sobre as opções que já estão no mercado e destacou o Stilo Verde, fertilizante organomineral com alta concentração de aminoácidos livres que inibe o processo de transpiração da planta e aumenta a produção de clorofila.


Marco Bueno falou do expertise da Sipcam Nichino na formulação de suas soluções

 
Vitor Benedetti apresentou o portfólio de bioestimulantes da Sipcam Nichino

No final, os técnicos presentes puderam esclarecer as dúvidas dos produtores saboreando um delicioso jantar.       

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO: