Tempo fica seco e com umidade baixa em São Paulo neste início de semana, fatores que aumentam a poluição na Capital
05/05/2014
Geral
POR: Jornal do Tempo
A semana começa com o tempo seco e ensolarado em São Paulo. A tendência é de mais um dia de baixa umidade do ar, ventos fracos e alta concentração de poluição na maior parte do território paulista. De acordo com a Somar Meteorologia, pode chover fraco sobre o oeste e sul do Estado. Na Capital, o tempo fica seco e faz calor, com máxima que alcança os 28ºC.
A qualidade do ar está critica na Região Metropolitana de São Paulo desde o último sábado. Neste momento, a qualidade é moderada em 19 das 25 estações da Cetesb. A umidade do ar está na casa dos 44% às 11h40 e a tendência é que a umidade fique abaixo do ideal em toda a Grande São Paulo ao longo do dia. A dica é cuidar da saúde e ingerir bastante água e evitar exercícios físicos das 10h às 17h.
Volta a chover na próxima quarta-feira, com a passagem de uma frente fria. “A chuva vem de fraca intensidade, mas este sistema terá condições para aumentar a umidade e melhorar a qualidade do ar" - comenta o meteorologista Celso Oliveira
Faz 20 dias que não temos chuvas significativas em São Paulo
O índice do Sistema Cantareira marca 10,1% segundo a Sabesp e não há previsão de chuva forte nos próximos dias para reverter esta situação. Hoje faz 20 dias que não chove de forma significativa na Capital paulista. “Até então o maior período de estiagem foi de aproximadamente 15 dias, registrado entre o final de Janeiro e o inicio de Fevereiro” – comenta Oliveira. De acordo com a Somar, os modelos mostram que aumenta a chance de chuva generalizada em São Paulo somente no dia 15 de maio.
Falta de chuva fez aumentar em 22% o número de queimadas no Estado
O clima seco também eleva as chances de incêndios ambientais e a baixa umidade do ar ajuda na propagação do fogo. A falta de chuva fez aumentar em 22% o número de queimadas no início deste ano em relação ao ano passado em São Paulo. Para se ter uma ideia desde 1º de janeiro até esta segunda-feira (5) foram registrados 414 focos de incêndios no Estado paulista, 76 focos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. O número de ocorrências neste primeiro trimestre é o maior dos últimos cinco anos no Estado.
O friozinho da madrugada continua no Estado
Segundo a Somar Meteorologia, as noites e madrugadas continuarão frias no Sudeste até o dia 17 de maio, com temperatura com mínima entre 9°C e 18°C. Já as tardes serão quentes, com máximas próximas aos 30°C até a quinta-feira (8). A temperatura da tarde vai ficar um pouco mais baixa devido a passagem de uma frente fria entre aa sexta-feira e o fim de semana.