atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Tempo: Soja e amendoim aproveitam o sol

26/12/2019 Agricultura POR: Marino Guerra
Tempo: Soja e amendoim aproveitam o sol

Chegando próximo do Natal o tempo deu uma firmada, pelo menos em grande parte da região de abrangência da Copercana, desde a antevéspera o céu carregado de água deu lugar a um azul convidativo para um banho de piscina junto a família e amigos no feriado.

Quem também está curtindo esse céu aberto é a soja e o amendoim cultivados nas áreas de rotação de cultura com a cana, isso porque como novembro teve precipitações um pouco acima da média (na região foram 192 mm contra 186 da média) e dezembro, embora ainda não temos a quantidade, está claro que cumpriu sua função histórica de molhar bem o solo, nos leva a concluir que esses quase três dias de sol estão sendo importantes para elas se desenvolverem.

Contudo, é impossível esquecer o veranico do ano passado, onde justamente nesse período o tempo firmou até meados de fevereiro em algumas regiões trazendo aos produtores que investem nessas duas culturas consideráveis prejuízos.

Essa preocupação logo deverá sessar, pelo menos para o produtor poder curtir sua virada de ano e a primeira quinzena de janeiro sossegados, pois segundo as previsões e imagens de satélite, até o último dia do ano, mais chuva deverá cair.