Trabalho, fidelidade e justiça

09/05/2022 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO

Um profissional bem qualificado nunca tem medo de desafios, ele vai além dos serviços prestados e sempre trabalha em busca de parcerias duradouras. A Copercana, por meio da Revista Canavieiros, presta homenagem nesta edição a Oscar Luís Bisson, que fez uma bela carreira na cooperativa e hoje é sócio-fundador do BBMO – Advogados Associados, um conceituado escritório de advogados com unidades em Sertãozinho, Ribeirão Preto, São Paulo e Cuiabá-MT.


Oscar (em pé) com o irmão, Luís Bisson (in memoriam), a esposa Fátima Vaz Bisson, a mãe Luzia da Silva Bisson e o pai Oscar Bisson

 

Oscar Luís Bisson nasceu em 1959, no Hospital Netto Campello, em Sertãozinho-SP. O sertanezino, filho do construtor Oscar Bisson e da dona de casa Luzia da Silva Bisson, foi criado junto do seu irmão Luís Bisson (in memoriam) no centro da cidade, próximo a antiga Companhia de Força e Luz onde, segundo ele, viveu uma infância bastante feliz e estudou nas escolas públicas Prof. Bruno Pieroni e Winston Churchill.
“Minha mãe sempre fez questão que estudássemos e fui um bom aluno”, comentou Bisson.

Início da carreira profissional

Aos 14 anos de idade, Bisson achava que era preciso trabalhar e foi aí que buscou seu primeiro emprego na Escolinha da Zanini. “Este foi o meu teste vocacional. Eu trabalhava meio período em uma oficina e depois tinha aula teórica. Em três meses cheguei à conclusão de que aquela não era a minha área, eu não havia nascido para aquilo, pois na parte prática eu era horrível e na teórica era 10”.
A partir da primeira experiência foi uma sucessão, Bisson trabalhou em uma loja de departamentos onde iniciou as atividades no pacote e logo já estava fazendo de tudo. Depois foi trabalhar Oscar (em pé) com o irmão, Luís Bisson (in memoriam), a esposa Fátima Vaz Bisson, a mãe Luzia da Silva Bisson e o pai Oscar Bisson em um escritório onde fazia entrega de faturas e notas e foi este emprego que o levou até a Copercana.
“Eu ia muito à Copercana entregar faturas e foi nessa ocasião que conheci o senhor José Carlos Rossin, que na época era contador na cooperativa e me convidou para trabalhar com ele, em 1976. Entrei como auxiliar de escritório e foi um grande aprendizado, eu tinha muita vontade de aprender e estava sempre tentando evoluir”, destacou.

Oportunidade

Com 18 anos, Bisson teve a oportunidade de trabalhar na área de recursos humanos, pois a Copercana, a Canaoeste – aí incluído o Hospital Netto Campello e a Cocred estavam crescendo demais e houve a necessidade de estruturar um Departamento Pessoal, onde logo ele se tornou gerente.
“O escritório Contábil Fiscal e depois o início da área de recursos humanos, o banco e o laboratório – funcionavam em um espaço onde hoje é o Departamento de Compras da Copercana, e eram separados apenas por divisórias. Nessa época, o senhor Fernandes dos Reis (in memoriam) e o senhor Décio Rosa (in memoriam), juntamente com o senhor Antonio Eduardo Tonielo, eram os principais dirigentes do sistema Copercana, Canaoeste e Cocred. Eles notaram que eu tinha vontade e qualificação, pois estava iniciando Ciências Contábeis, que foi a minha primeira faculdade, e me deram a oportunidade de montar o Departamento Pessoal”, disse Bisson. Ainda, segundo ele, recebeu muito apoio das entidades que o permitia fazer cursos em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, dentre outras, e dessa forma foi adquirindo conhecimentos.
Bisson ainda destacou que graças ao respaldo que teve por parte da diretoria não enfrentou dificuldades. “Você acaba se tornando o meio em que você vive. Se você convive com pessoas honestas, você acaba ficando uma boa pessoa também. Por isso sempre fiz o trabalho que me era designado com carinho, dedicação, honestidade e vontade de aprender e progredir”, comentou.
Agarrado às oportunidades, Bisson iniciou sua segunda faculdade, a de Direito. “Me formei em Direito no ano de 1986 e em 1990 saí do Departamento Pessoal e passei a assessorar o Jurídico das sobreditas entidades”.
Do Departamento Pessoal para o Jurídico Logo que se formou Bisson já demonstrava a intenção e a pretensão de prestar a magistratura e, em conversa com Fernandes dos Reis (in memoriam), ele foi convidado para atuar na área jurídica. “Participei da estruturação do jurídico com meia dúzia de processos, que aos poucos foram aumentando. A Copercana, Canaoeste e Cocred foram crescendo, o agronegócio também em constante evolução e demandou a contratação de novas pessoas. Diante das demandas crescentes, foram agregados os advogados André Moreno, Juliano Bortoloti, Leonardo Vanzela, Gustavo Moro, Diego Rossaneis. Com a área jurídica em grande expansão, vieram também os advogados Juliana Zamoner, Jader Neme, Richard Soldera Costa, Julieber Vanzella e Tadeu Gustavo Januário”.

O próprio negócio


Com a expansão do escritório, a oportunidade de agregar conceituados profissionais

 

Com o passar do tempo Bisson, enxergando o potencial do time de trabalho, sentiu a necessidade de montar o próprio negócio e com a parceria do dr. André Moreno criaram no ano de 2002 a Bisson e Moreno Advogados Associados. “Eu e o dr. André começamos uma sociedade um pouco tímida, mas que foi crescendo e logo agregamos o dr. Juliano Bortoloti e mudamos para BBM - Bisson, Bortoloti e Moreno. Por fim, após a associação de vários outros sócios, juntou-se a nós, no final de 2018, o dr. Carlos Roberto Occaso, e denominamos o escritório BBMO - Bisson, Bortoloti, Moreno e Occaso – Sociedade de Advogados, ampliamos o rol de especialidades desenvolvidas a grandes grupos empresariais dos mais diversos ramos de atividades, mas sempre priorizando as empresas do agronegócio, em especial a Copercana, Canaoeste e SicoobCocred”.
Bisson ressaltou a importância de manter o escritório sede na cidade onde nasceu. “Sem dúvida essa é a realização de um sonho, valorizar a minha cidade e montar um escritório com todas as condições que ele oferece e, mais do que isso, ter pessoas competentes ao meu lado e oferecer uma prestação de serviço cada vez melhor”, afirmou Bisson.
Com a expansão do escritório, avaliou-se a oportunidade estratégica de expandir também na presença geográfica, sendo abertas novas sedes do BBMO nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Cuiabá-MT, havendo ainda em estudos a implantação de novas expansões
Atualmente, a BBMO conta com 30 sócios advogados e 15 colaboradores, e tem em seu portfólio clientes dos mais diversos ramos de atuação, inclusive de grandes grupos de atuação nacional. Bisson se orgulha: “Somos hoje procurados por empresas sediadas em grandes centros, dada a nossa especialização e a expertise desenvolvida por nosso quadro competente de advogados. Não raro, somos indicados por nossos próprios clientes e o raio de atuação geográfica do escritório tem se expandido de forma gratificante”.

Gratidão

“Tenho gratidão pelo senhor José Carlos Rossin, pela abertura das portas da Copercana, que foi a origem e a norteadora de minha formação profissional. Ao senhor Fernandes dos Reis e ao senhor Décio Rosa (ambos in memoriam), que também me deram oportunidade, e ao senhor Toninho Tonielo, que me contratou, meu respeito e gratidão. Ele sempre foi uma pessoa muito honesta e exemplo de inspiração, arrojo e empreendedorismo.
Procuro passar para os advogados mais jovens que estão comigo que a honestidade é tudo. Temos dentro da nossa profissão que manter o profissionalismo, constante estudo, ampliar o leque de conhecimento, além da ética profissional. É fundamental, termos amor a nossa profissão, devoção aos nossos desafios, pouco importando seu valor monetário. É preciso ter fidelidade à causa. Outra pessoa que não poderia esquecer é o Dr. Manoel Ortolan (in memoriam). Ele foi o primeiro diretor que acreditou, apoiou e nos prestigiou quando da abertura do escritório”, disse.

Família constituída


Na foto Bisson com Mariane (filha), Ana Lívia (filha) e a esposa Fátima

 

Bisson conheceu sua esposa Fátima Vaz Bisson através de amigos comuns, se casaram em 1989 e tiveram duas filhas: Ana Lívia e Mariane. “Acho que a preocupação de todo pai é dar uma boa educação para os filhos. A dra. Ana Lívia, que já integra o quadro social do BBMO, mesmo com curta carreira como advogada já atua como grande especialista em projetos tributários, Fico orgulhoso pelo seu rápido crescimento profissional. E a Mariane, que tem amor pelo que faz, também está trilhando o seu caminho como veterinária e empresária de sucesso. Administrando uma respeitável clínica veterinária, certamente se tornará uma profissional de referência no seu seguimento. Eu acredito que as duas estão bem encaminhadas e felizes em suas profissões o que me deixa muito orgulhoso”, assegura.

Lazer

Além de gostar de viajar, conhecer lugares e apreciar pratos da culinária italiana, espanhola e brasileira, nas horas de lazer Bisson preza por se reunir com a família. “Nos finais de semana gosto de estar ao lado da família e amigos, nos reunimos na área de lazer e acho muito importante valorizar este vínculo”, comentou.


“Um homem sem fé não é nada”

 

Devoção

Bisson é um homem de fé. Católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele sempre tira os primeiros minutos do dia no escritório para momentos de oração. “Acho que um homem sem fé não é nada, é importante ter um tempo para orar e saber agradecer. Eu sempre agradeço a minha vida, a vida dos meus familiares e o meu trabalho”.

Corintiano roxo e de carteirinha, Bisson tem na sala do seu escritório um quadro com uma camiseta do time do coração assinada por vários jogadores. “Sou sócio do Sport Club Corinthians Paulista, o time que torço desde criança. Já assisti várias partidas em estádios e aprecio o bom futebol. Tenho grandes amigos que torcem por outros clubes e sempre brincamos uns com os outros, mas sem extrapolar, sempre mantendo o respeito, porque o clube vai permanecer para sempre, os jogadores ganham por seus trabalhos e nós torcedores precisamos ter o bom senso”, ponderou.

Futuro

Bisson preza pela fidelidade a seus clientes e parceiros. Quando pensou na estruturação de seu escritório, sempre pontou a seus sócios que seu objetivo era de prestar serviços de excelência aos seus clientes, oferecendo-lhes uma boa estrutura física e, principalmente, de profissionais atualizados e envolvidos nos casos apresentados. “Quero ter um crescimento sustentável e profissional de primeira linha, com atendimento diferenciado. Quero poder agregar valor e coisas boas a nossos clientes e parceiros, onde quer que eles estejam, sempre ciente que o sucesso está no trabalho de uma grande equipe”, finalizou.
A Copercana agradece a contribuição do dr. Oscar Luís Bisson nessa editoria, parabeniza sua trajetória e o desejo é que possa continuar lutando dignamente, com todas as armas da ética e da legalidade, em defesa dos direitos dos seus clientes.