Transpetro promete barcaças em 2013 no estaleiro de Araçatuba, SP

17/12/2012 Geral POR: Portal G1
O presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobrás, para assuntos de transporte, esteve nesta sexta-feira (14) em Araçatuba (SP) para vistoriar as obras no estaleiro que, depois de mais de dois anos de atraso, promete barcaças prontas para o primeiro semestre de 2013.

O recurso liberado pelos governos federal e estadual será usado na melhoria das barragens e na construção de eclusas na hidrovia Tietê-Paraná. Atualmente apenas 13% da hidrovia são utilizados para o transporte de mercadorias. Quando o projeto, que prevê a construção de 20 embarcações para o transporte de etanol ficar pronto, o aproveitamento da bacia deve dobrar.

Para o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, ainda não é suficiente, já que os rios brasileiros oferecem um potencial muito maior de exploração. "O país tem cerca de 50 mil quilômetros de rios navegáveis, mas só utiliza 15% desse potencial. Este projeto vai economizar 80 mil viagens de caminhão e vai dar mais competitividade ao etanol", afirma.

Durante a visita, Machado também falou sobre a construção da primeira barcaça e disse que o transporte de etanol pela hidrovia deve começar no final do primeiro semestre de 2013. "A partir daí será em série. O difícil é colocar a primeira barcaça, mas depois é mais rápido", diz.

Com a conclusão dessa primeira fase, o governo vai poder usar a hidrovia Tietê-Paraná no escoamento do etanol produzido no centro-oeste e sudeste do país. Com isso, a expectativa é reduzir os custos e deixar o combustível brasileiro mais competitivo no mercado internacional. O transporte fluvial também vai desafogar as rodovias, o que deve diminuir os estragos nas estradas da região noroeste paulista.