Ultrapar, por meio da Ipiranga, compra Ale por R$ 2,17 bi

13/06/2016 Combustível POR: Estadão Conteúdo
O Grupo Ultra, por meio de sua marca de postos de combustíveis Ipiranga, anunciou neste domingo, 12, a compra de 100% da rede de postos de combustíveis Ale, a quarta maior do setor no País, por R$ 2,17 bilhões. A empresa, comandada pelo empresário Marcelo Alecrim, detém 3,1% do mercado brasileiro e vai ajudar a Ipiranga, atual vice-líder, a ficar mais próxima da primeira colocada, a BR Distribuidora, da Petrobrás.
Segundo apurou o Estado, o empresário Marcelo Alecrim deverá permanecer no negócio por pelo menos mais um ano, ajudando na transição da Ale para a Ipiranga. A rede montada por Alecrim e seus sócios contabiliza hoje cerca de 2 mil postos de combustíveis, que agora serão unidos aos mais de 7,2 mil que estampam a marca Ipiranga. Em 2015, a Ale teve receita de R$ 11,4 bilhões e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 275 milhões.
Fontes do setor afirmam que a Ale era a última distribuidora com fatia relevante e profissionalizada disponível no mercado – por isso, era alvo da cobiça de Raízen (parceria entre Cosan e Shell) e da Ipiranga há pelo menos três anos. Fundos de investimentos como Warburg Pincus e Advent também teriam voltado a olhar o negócio nos últimos meses, quando o Banco Safra voltou a ofertar o negócio no mercado. O valor do acordo saiu dentro das expectativas do mercado, que eram de R$ 2 bilhões.
A Ultrapar Participações S.A. Informa que sua subsidiária, a Ipiranga Produtos de Petróleo S.A., assinou contrato de compra e venda para a aquisição de 100% da Alesat Combustíveis S.A. e dos ativos que integram a sua operação (ALE), no qual a Ultrapar comparece como interveniente garantidora. O valor global da aquisição totaliza R$ 2,168 bilhões.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informa que o valor a ser pago aos vendedores terá a dedução da dívida líquida da ALE em 31 de dezembro de 2015 e será sujeito a ajustes de capital de giro e endividamento líquido na data do fechamento da transação. "As partes acordaram ainda a manutenção de conta garantia para pagamento de eventuais passivos ou contingências cujo fato gerador seja anterior ao fechamento da operação", diz o documento.
Conforme a empresa, a consumação da operação está sujeita a determinadas condições suspensivas usuais em negócios dessa natureza, dentre as quais a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a aprovação pela assembleia geral de acionistas da Ultrapar, que será convocada oportunamente. A empresa destaca que a operação não ensejará direito de recesso, tendo em vista que as ações de emissão da Ultrapar têm liquidez e dispersão no mercado.
Até o posicionamento do Cade, as companhias manterão as suas operações totalmente separadas e seguirão atuando como concorrentes efetivas.
Em nota à imprensa, a Ultrapar informa ainda que a rede, com sede em Natal/RN, tem forte presença no Nordeste e complementa geograficamente a rede de postos da Ipiranga, que possui menor participação nesses mercados em relação ao restante do país e tem focado seus investimentos nessa região. "A combinação das duas empresas também proporciona maior escala operacional e maior eficiência logística, com benefícios para o consumidor e revendedores", diz.
Segundo a empresa, uma vez que a operação venha a ser efetivada, a Ipiranga pretende estender sua estratégia de diferenciação por meio da oferta de serviços à rede Ale, fortalecendo o relacionamento com os revendedores e contribuindo para que eles sejam mais competitivos em seus mercados.
Ale
A ALE é a uma distribuidora de combustíveis com 20 anos de história, fruto da união da ALE Combustíveis com a Satélite Distribuidora de Petróleo. A ALE distribui combustíveis no Brasil através de uma rede de aproximadamente 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, suportada por uma infraestrutura composta por 10 bases logísticas.
Em 2015, a ALE vendeu 4,3 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, e registrou receita de R$ 11,4 bilhões e EBITDA de R$ 275 milhões. O endividamento líquido da ALE em 31 de dezembro de 2015 era de R$ 737 milhões.
Já Ipiranga possui uma rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil. 
Por Beth Moreira
O Grupo Ultra, por meio de sua marca de postos de combustíveis Ipiranga, anunciou neste domingo, 12, a compra de 100% da rede de postos de combustíveis Ale, a quarta maior do setor no País, por R$ 2,17 bilhões. A empresa, comandada pelo empresário Marcelo Alecrim, detém 3,1% do mercado brasileiro e vai ajudar a Ipiranga, atual vice-líder, a ficar mais próxima da primeira colocada, a BR Distribuidora, da Petrobrás.
Segundo apurou o Estado, o empresário Marcelo Alecrim deverá permanecer no negócio por pelo menos mais um ano, ajudando na transição da Ale para a Ipiranga. A rede montada por Alecrim e seus sócios contabiliza hoje cerca de 2 mil postos de combustíveis, que agora serão unidos aos mais de 7,2 mil que estampam a marca Ipiranga. Em 2015, a Ale teve receita de R$ 11,4 bilhões e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 275 milhões.
Fontes do setor afirmam que a Ale era a última distribuidora com fatia relevante e profissionalizada disponível no mercado – por isso, era alvo da cobiça de Raízen (parceria entre Cosan e Shell) e da Ipiranga há pelo menos três anos. Fundos de investimentos como Warburg Pincus e Advent também teriam voltado a olhar o negócio nos últimos meses, quando o Banco Safra voltou a ofertar o negócio no mercado. O valor do acordo saiu dentro das expectativas do mercado, que eram de R$ 2 bilhões.
A Ultrapar Participações S.A. Informa que sua subsidiária, a Ipiranga Produtos de Petróleo S.A., assinou contrato de compra e venda para a aquisição de 100% da Alesat Combustíveis S.A. e dos ativos que integram a sua operação (ALE), no qual a Ultrapar comparece como interveniente garantidora. O valor global da aquisição totaliza R$ 2,168 bilhões.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informa que o valor a ser pago aos vendedores terá a dedução da dívida líquida da ALE em 31 de dezembro de 2015 e será sujeito a ajustes de capital de giro e endividamento líquido na data do fechamento da transação. "As partes acordaram ainda a manutenção de conta garantia para pagamento de eventuais passivos ou contingências cujo fato gerador seja anterior ao fechamento da operação", diz o documento.
Conforme a empresa, a consumação da operação está sujeita a determinadas condições suspensivas usuais em negócios dessa natureza, dentre as quais a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a aprovação pela assembleia geral de acionistas da Ultrapar, que será convocada oportunamente. A empresa destaca que a operação não ensejará direito de recesso, tendo em vista que as ações de emissão da Ultrapar têm liquidez e dispersão no mercado.
Até o posicionamento do Cade, as companhias manterão as suas operações totalmente separadas e seguirão atuando como concorrentes efetivas.
Em nota à imprensa, a Ultrapar informa ainda que a rede, com sede em Natal/RN, tem forte presença no Nordeste e complementa geograficamente a rede de postos da Ipiranga, que possui menor participação nesses mercados em relação ao restante do país e tem focado seus investimentos nessa região. "A combinação das duas empresas também proporciona maior escala operacional e maior eficiência logística, com benefícios para o consumidor e revendedores", diz.
Segundo a empresa, uma vez que a operação venha a ser efetivada, a Ipiranga pretende estender sua estratégia de diferenciação por meio da oferta de serviços à rede Ale, fortalecendo o relacionamento com os revendedores e contribuindo para que eles sejam mais competitivos em seus mercados.
Ale
A ALE é a uma distribuidora de combustíveis com 20 anos de história, fruto da união da ALE Combustíveis com a Satélite Distribuidora de Petróleo. A ALE distribui combustíveis no Brasil através de uma rede de aproximadamente 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, suportada por uma infraestrutura composta por 10 bases logísticas.
Em 2015, a ALE vendeu 4,3 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, e registrou receita de R$ 11,4 bilhões e EBITDA de R$ 275 milhões. O endividamento líquido da ALE em 31 de dezembro de 2015 era de R$ 737 milhões.
Já Ipiranga possui uma rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil. 
Por Beth Moreira