Um case de sucesso sobre planejamento estratégico

24/07/2019 Edições POR: Revista Canavieiros
Por: Marino Guerra
 
Numa definição bem superficial, o planejamento estratégico é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, visando à concretização dos objetivos, a fim de alcançar o sucesso.
 
Tomando como base a conjuntura do mercado de insumos do ano passado, o qual foi atingido por dois grandes problemas (fechamento de fábricas de moléculas na China e tabelamento do frete no Brasil), a cooperativa precisou desenvolver uma nova estratégia para conseguir cumprir a meta de garantir o abastecimento demandado pelos produtores.
 
Sendo assim, a postura adotada foi de adquirir de modo antecipado os produtos, aproveitando a infraestrutura logística (principalmente olhando o potencial de estocagem) diferenciada para proporcionar ao cooperado o suprimento de suas necessidades até pelo menos o final do ano, com o diferencial de retirar no momento em que precisar.
 
Aliado a este ponto há também a já conhecida adequação de prazo realizada em todas as edições, como lembrou o diretor comercial da Copercana, Marcio Meloni, na cerimônia de abertura: “É preciso lembrarmos do ótimo trabalho realizado pelo time financeiro em conseguir proporcionar aos cooperados valores e condições de pagamento que se enquadram em seu fluxo de caixa”.
 
Nesse contexto o diretor financeiro, Giovanni Rossanez, completa lembrando da seriedade com que a cooperativa sempre tratou com suas finanças, o que lhe garantiu reputação para a conquista de créditos interessantes mesmo em tempos complexos, esse fato se torna ainda maior ao observar as dificuldades que o setor enfrentou na última década.
 
Faltava saber se o objetivo seria concretizado. No dia 25 de junho, primeiro dos quatro dias do evento, ao se encerrar as atividades, já era claro que o sucesso viria, o que foi traduzido nos números finais: R$ 395 milhões de vendas, um crescimento de 41% em relação ao ano passado.
 
Contudo, é válido lembrar que fatores relacionados à experiência de 14 anos de evento foram outro ponto fundamental da empreitada.
 
O primeiro está ligado à organização, onde os mais de 100 expositores e mais de cinco mil visitantes puderam desenvolver suas atividades dentro dos mais rígidos protocolos de bem-estar, que foram desde uma preocupação constante com a temperatura ambiente até a alimentação de todos os presentes.
 
Também contribuiu para a construção desse sucesso a qualidade do público. Desde a sua concepção, há uma década e meia, a preocupação da Copercana sempre foi de trazer ao evento visitantes realmente ligados às cadeias produtivas da cana-de-açúcar, amendoim e soja.
 
Com o amadurecimento do evento, seu público cativo - formado por cooperados, sucessores, tomadores de decisão na operação e produtores rurais com o objetivo de conhecer melhor o que a cooperativa tem para oferecer -, foi moldado de tal maneira que o público cresce constantemente sem perder sua qualidade.
 
Ainda observando esse fator, é válido lembrar a preocupação que os expositores têm em levar o que há de mais importante e inovador em seus negócios, e também a disposição de seus representantes para esclarecer qualquer tipo de dúvida, transformando a feira numa gigantesca prateleira de soluções.
 
Por fim, e com certeza, o mais importante deles, é o ambiente de negócios. Desde a escolha da data (sempre nos últimos dias úteis do primeiro semestre) até todas as negociações com o que há de melhor dentro da indústria de insumos e implementos agrícolas, tudo é feito para que o cooperado, como ressaltou o gerente do departamento de insumos, Frederico Dalmaso, tenha a confiança de que sua compra terá qualidade e chegará na data combinada.
 
Todo esse contexto se resume no círculo virtuoso provocado pelo cooperativismo, como disse o presidente do Conselho Administrativo da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo, na cerimônia de abertura: “A única maneira de uma cooperativa crescer e se tornar cada vez mais forte e eficiente é possibilitando que seu cooperado também se fortaleça e cresça”.