Uma nova abordagem de como tratar o solo

24/06/2021 Noticias POR: Revista Canavieiros

O cuidado com o solo é algo que deve ser sempre estudado e visto pelo produtor. Com o avanço da agricultura brasileira, as máquinas e equipamentos tiveram que ser atualizados as novas tecnologias, mas não só eles. O próprio solo passou por uma transformação para continuar fornecendo nutrientes necessários para que a produtividade se mantenha sempre em alta qualidade.

Pensando nesse aspecto, a Serquímica trouxe para o 17º Agronegócios Copercana, um dos maiores especialistas nessa questão, o professor Dr. Godofredo César Vitti que apresentou aos produtores uma nova perspectiva de uso e tratamento do solo através do tema “Reposição de nutrientes e bioestimulantes no corte de soqueira”.

A fertilidade do solo se deve principalmente a matéria orgânica que influencia na microbiologia. O desequilíbrio da microbiota é um fator que afeta a fertilidade do solo com a predominância de nematoides, sphenophorus, brocas e isso se dá em função de vários fatores. Primeiro a intensa mecanização da cana-de-açúcar; segundo a falta de sucessão de uma cultura de folha larga; terceiro o uso intenso de defensivos e o quarto, o uso de fertilizantes que causa acidez no solo sem o uso adequado de calcário.

De acordo com o professor Vitti, a reposição de nutrientes e de biestimulantes procura equilibrar a microbiota dando condições da cana suportar mais déficit hídrico com maior produtividade, longevidade, qualidade e também baixo custo. Ele ainda destacou que o uso de micronutrientes e bioestimulantes a um preço convidativo resultam num aumento de produtividade média de até 8%. “O uso de micro e bioestimulante em cana permite melhor desenvolvimento vegetativo, alcançado pelo melhor desenvolvimento radicular, produtividade e tendo como consequência a maior concentração de açúcar”.

Perdeu essa live? Não se preocupe... Assista CLICANDO AQUI.