UNICA parabeniza Arnaldo Jardim, indicado entre parlamentares mais atuantes do País

22/01/2013 Geral POR: UNICA
Presente em diversos debates envolvendo questões de importância estratégica para o desenvolvimento do Brasil, entre elas a defesa de políticas consistentes que incentivem o crescimento da indústria sucroenergética nacional, o deputado federal Arnaldo Calil Pereira Jardim (PPS - SP), teve seu trabalho reconhecido. Ele foi incluido entre os 20 melhores parlamentares do País em 2012, em ranking divulgado pela Revista Veja.

A lista, anunciada na reportagem "O Congresso que empurra o Brasil para o futuro" na edição 2301 da revista semanal, distribuida na segunda quinzena de dezembro de 2012, classificou Jardim na 17a posição entre os 513 deputados federais em atuação no Congresso Nacional.

Para a presidente Executiva da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, Arnaldo Jardim "sempre defendeu com empenho a indústria da cana, tão vital para a economia, o meio-ambiente e a sociedade brasileira como um todo. A indicação deve ser comemorada não apenas pela cadeia produtiva sucroenergética, mas por todo o agronegócio brasileiro,” elogiou.

Eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2006 e reeleito em 2010, Jardim vem somando esforços em favor da volta da competitividade do etanol no mercado brasileiro. Ele foi o relator da proposta que inseriu o etanol na Lei do Petróleo em 2011, que consolidou as diretrizes e objetivos da Política Nacional Energética sobre os Biocombustíveis. Com isso, o biocombustível renovável produzido a partir da cana-de-açúcar passou a ser um produto energético, não mais agrícola, tendo sua regulação e fiscalização transferidas para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que o incluiu em normas de abastecimento, transporte, estocagem, revenda e comercialização.

Outra importante contribuição de Jardim é sua presença constante em discussões que envolvem a regulamentação da bioeletricidade gerada a partir da queima do bagaço da cana, um relevante complemento à energia gerada pela fonte hidráulica em períodos de seca. O Brasil tem potencial para gerar mais de 13 mil megawatts médios (MW/m) de energia da cana-de-açúcar, o equivalente a três usinas de Belo Monte.

Ranking

Este foi o segundo ranking de parlamentares realizado pela Revista Veja, que publicou o primeiro levantamento ao final de 2011. O trabalho teve colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon) e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj).

O método de avaliação considerou nove eixos de atuação dos deputados e senadores em relação a 142 projetos de lei e medidas provisórias em tramitação no Congresso: carga tributária menor e sistema tributário mais simples; infraestrutura; qualidade da gestão pública; combate à corrupção; qualidade da educação; marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes; diminuição da burocracia; equilíbrio entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e leis trabalhistas justas para empregadores e empregados.