Unica prevê 589,60 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul
29/04/2013
Geral
POR: Agência UDOP de Notícias
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), anunciou hoje sua primeira estimativa para a safra 2013/2014 de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do Brasil. A projeção indica uma moagem de 589,60 milhões de toneladas, crescimento de 10,67% em relação as 532,76 milhões de toneladas processadas na safra anterior. As projeções, apresentadas na manhã de hoje (29), levam a assinatura da Unica, do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), sindicatos e associações do setor bioenergético.
Segundo o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, o início desta safra foi muito chuvoso, comprometendo seriamente a moagem estimada para o final de março e para a primeira quinzena de abril. "Dificilmente conseguiremos compensar essa perda ao longo da safra e, portanto, assumimos que o valor histórico de 1,5% de cana bisada poderá atingir 3,5% em 2013/2014, ou seja, 3,5% da matéria-prima disponível deverão ser processadas apenas no começo da safra 2014/2015," concluiu.
Dados da safra atual apurados até o momento, indicam uma moagem acumulada de apenas 8,82 milhões de toneladas até 15 de abril. Esse valor é significativamente inferior às 27,74 milhões de toneladas moídas até a mesma data na safra 2010/2011, quando o volume de cana-de-açúcar disponível para processamento também era elevado.
Safra alcooleira
Do total da moagem de cana-de-açúcar projetada para a atual temporada, a Unica estima que 46,22% terá como destino a fabricação de açúcar, percentual inferior aos 49,54% registrados na safra anterior. Neste cenário, a produção de açúcar deverá atingir 35,50 milhões de toneladas, alta de 4,11% em relação às 34,10 milhões de toneladas fabricadas na safra 2012/2013.
Quanto ao volume de etanol, a entidade prevê a produção 25,37 bilhões de litros, expressiva alta de 18,77% quando comparado à produção da última safra. Deste total, 14,17 bilhões de litros deverão ser direcionados para produção do biocombustível hidratado e, o restante, 11,20 bilhões de litros, para a produção do etanol anidro.
Para o diretor da Unica, "o aumento do preço da gasolina no início deste ano, o maior teor de etanol anidro na gasolina e a recente desoneração do Pis/Cofins cobrado sobre o etanol, aliado ao superávit no mercado mundial de açúcar, tornaram a produção do biocombustível mais atrativa para o produtor. Isto explica a safra mais alcooleira esperada para esse ano," acrescenta o executivo.
Aumento da produtividade agrícola
Além da maior área disponível para colheita, a expectativa é de um aumento significativo da produtividade agrícola. Este aumento decorre, principalmente, da redução da idade da lavoura e da melhor condição climática observada nos últimos meses, que favoreceu o crescimento da planta.
"O elevado índice de renovação do canavial, que atingiu 20,49% da área total, diminuiu a idade média da lavoura a ser colhida na safra 2013/2014. Como reflexo desse maior índice, estima-se um aumento de 3,10% na produtividade - esse é o chamado efeito tombamento, que relaciona a idade do canavial à produtividade agrícola média da área", traz nota da entidade. Ainda, as condições climáticas favoráveis e demais variáveis que influenciam o rendimento agrícola devem resultar em um crescimento adicional projetado de 4,57% na produtividade.
Como resultado final, o rendimento de 74,30 toneladas de cana-de-açúcar por hectare registrado na safra 2012/2013 na região Centro-Sul deverá alcançar 80 toneladas por hectare na atual safra, expressiva alta de 7,67%. "Este aumento na produtividade agrícola e a mencionada expansão de 6,50% na área de colheita deverá resultar em um crescimento total superior a 14% na disponibilidade de cana-de-açúcar para a produção de açúcar e de etanol", traz a Unica em nota.
Greizi Ciotta Andrade