UNICA vê esperança em disposição de diálogo da presidente reeleita

31/10/2014 Geral POR: Jornal do Comércio
O presidente do conselho deliberativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, afirmou ontem que a disposição de diálogo imediato com todos os setores, mostrada no discurso da presidente reeleita Dilma Rousseff, trouxe esperança aos produtores de açúcar e etanol.

"Ela disse uma frase muito importante: está disposta ao imediato diálogo, antes mesmo da nova posse, com setores produtivos, representantes da sociedade e das mais diversas áreas. Isso nos deixou muito esperançosos."

Rodrigues afirmou que o diálogo rápido proposto por Dilma será importante para o equacionamento dos problemas do setor, que sofre com a perda de competitividade do etanol ante a gasolina, principalmente pelo controle do preço do combustível de petróleo.

Os usineiros clamam ainda pelo retorno da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), além da efetivação do aumento da misturado cianol anidro de 25% para até 27,5% na gasolina. O setor sucroenergé tico já negocia medidas de apoio com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Guido Mantega.