Unidade de recebimento de grãos de Guaíra bate novo recorde

11/05/2022 Noticias do Sistema POR: MARINO GUERRA


Silo de Guaíra em abril estava cheio “até a tampa”

 

A Unidade de Grãos da Copercana em Guaíra, que recebeu soja pela quarta safra consecutiva, obteve um volume acima de 70 mil toneladas no último ciclo do grão, o que a colocou pelo segundo ano consecutivo na liderança dentro da sua região de atuação (que envolve Barretos, Miguelópolis, Colômbia e Ipuã).

O resultado recorde, é válido lembrar que desde o início das atividades cresce constantemente, só aconteceu graças à agilidade da cooperativa, que ao perceber que a safra seria produtiva se antecipou e arrendou mais um silo, com capacidade de armazenagem estática de 20 mil toneladas.

Outro ponto importante a se ressaltar é que mesmo com o aumento no volume, a velocidade de recebimento se manteve padronizada, o que evitou grandes filas, resultado do investimento realizado na ampliação da velocidade de secagem, transporte nas esteiras e elevadores e no processo de limpeza de grãos.

Além do preparo da equipe, que tiveram muita resiliência, foco e compromisso perante uma enorme pressão de colheita. “Enfrentamos em Guaíra uma concorrência acirrada  com pelo menos mais seis empresas que também compramgrãos, assim, ou nos esforçamos para sermos os melhores ou não vamos encher nossos silos”, disse o gerente da unidade, José Francisco Corrêa de Oliveira.

A forma como a Copercana realiza os negócios é outro destaque que o diretor comercial agrícola, Augusto Cesar Strini Paixão, explica: “Aqui recebemos a soja dos produtores com o compromisso deles de vender para a cooperativa, mas na hora que eles acharem melhor. Dessa maneira eles conseguem montar uma programação que lhes darão a segurança em cobrir os custos do ciclo e reservar parte para um ciclo de preços melhores”. Recurso importante principalmente em tempos de forte oscilação e total imprevisibilidade do mercado.

Produtores referência

“A prova de que estamos no caminho certo é quando produtores de grande tradição da região passam a confiar no nosso trabalho”, disse o comprador Júnior Guimarães. Um exemplo concreto de sua afirmação é o caso da família Orlovics, que há mais de 40 anos cultiva soja no distrito de Alberto Moreira, pertencente ao município de Barretos, numa área que chegou na última safra a 950 hectares.


Os Orlovicks, produtores referência na região de Barretos ao lado do comprador Júnior Guimarães

 

“Me lembro que quando a fazenda ainda era de laranja nós começamos a plantar soja para roçar e jogar como esterco nos pés das árvores”, lembrou Gilvan que contou que logo depois o laranjal deu espaço para soja no verão e milho no inverno.
Liderada por dois pares de irmãos que são primos (Gilvan Orlovicks e João Orlovicks Neto e Clóvis Orlovicks Pereira da Silva e João Orlovicks Pereira da Silva) eles entregaram toda a safra para a Copercana pelo segundo ciclo seguido. “Na Copercana encontramos menos burocracia para trabalhar, lá também temos a oportunidade de esperar por melhores preços e a forma com que descontam as impurezas e umidade são mais claras”, completou Gilvan.

 


Estrutura de recebimento de soja da Unidade de Grãos da Copercana em Guaíra