atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Usina Viralcool começa exportar energia de bagaço de cana

07/11/2013 Cana-de-Açúcar POR: Assessoria de Comunicação | BrasilAgro
Com investimento elevado para instalar a estrutura, após longa espera e vencer diversos trâmites burocráticos para obter aval de empresas como a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - CTEEP, Elektro e órgãos responsáveis como Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEELe Operador Nacional do Sistema - ONS, a Usina Viralcool Açúcar e Álcool conseguiu colocar em operação seu sistema de cogeração de energia a partir do bagaço decana-de-açúcar.
Foi uma longa jornada que envolveu esforço concentrado de vários profissionais e empresas para construção da Linha de Transmissão de 138 KV entre a SE - UTE Viralcool até a CPFL-BIO IPÊ, com 14,5 km de extensão e liberação para compartilhamento da LT 138 KV da CPFL Bio Ipê até a Subestação da CTEEP na cidade de Dracena/SP, com mais 40 km, mediante a instalação do 2º circuito até a energização da rede.
Através de contrato firmado com a CPFL Comercialização Brasil S/A - CPFL BRASIL -a usina está produzindo 11mw/h de energia para exportação e 12mw/h para consumo próprio. A previsão para 2014 é produzir 18 mw/h para exportação e 12 mw/h para consumo próprio.
 
O sistema adotado pela empresa da Família Toniello, na verdade, já garante a energia utilizada pela unidade e a diretoria espera, de agora em diante, obter boa receita com a cogeração. Afinal, a energia se tornou um grande estímulo ao setor sucroalcooleiro nos últimos anos.
Fonte
A biomassa é uma das fontes para a produção desse tipo de energia com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Tanto no mercado internacional quanto no interno. Já é considerada uma das principais alternativas para diversificação da matriz energética e a conseqüente redução da dependência dos combustíveis fósseis.