Usinas alagoanas poderão ampliar exportações de açúcar

11/07/2012 Açúcar POR: Gazeta de Alagoas
Cada vez mais utilizado no processo de clareamento do açúcar cristal, o ozônio aparece agora como alternativa para as usinas alagoanas, exportadoras do açúcar do tipo VHP (Very High Purity), ampliarem seus mercados no exterior. Isso porque, com a utilização da nova variedade de cana RB 92579, que oferece de 30% a 40% a mais de produtividade, o açúcar VHP fica com uma cor mais escura do que a aceitável pelo mercado europeu.

Para solucionar o problema, os produtores de açúcar podem agora utilizar o ozônio para clarear o produto em substituição ao enxofre, uma vez que o açúcar, com resíduos dessa substância, não é aceito na Europa e nos Estados Unidos.

A tecnologia será apresentada hoje no XXIX Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas. A palestrante será Marlene de Fátima Oliveira, diretora industrial da Usina Monte Alegre, da Paraíba. A tecnologia que possibilita a substituição do enxofre por ozônio no processo de clareamento do VHP foi desenvolvida no Nordeste pela empresa Gasil - Gases e Equipamentos Silton, que tem sede em Pernambuco.