Setor sucroenegético mineiro foca em equidade de gênero
Uma série de campanhas e ações tem sido direcionada às mulheres para que se candidatem em vagas no setor sucroenergético. A informação foi divulgada pela Siamig — Associação de Indústrias do Sucroengéticas de Minas Gerais.
Na Agropéu — Agroindustrial Pompéu, por exemplo, as campanhas para contratação de mão de obra contam com figuras de mulheres e a frase “Traga sua energia feminina para a Agropéu”. Entre os cargos anunciados, estão de motorista, operadora agrícola, auxiliares de produção agrícola e produção industrial, entre outras.
Até o momento com a campanha, 40 mulheres foram contratadas pela empresa que destaca querer mostrar à comunidade que não existe limitação feminina no mercado de trabalho.
Outra usina que também tem investido na contratação feminina é a Coruripe. Sendo a unidade uma das maiores produtoras de açúcar e etanol de Minas gerais, a empresa vê a equidade de gênero e respeito às mulheres como pontos importantes entre seus valores.
Atualmente a Usina Coruripe conta com um banco de talentos totalmente direcionado às mulheres. Além da destinação de vagas, à empresa se preocupa com a capacitação de mulheres que já fazem parte do seu quadro de colaboradoras, oferecendo inclusive bolsas de estudos exclusivas “para elas”.
É importante destacar que tanto a Agropéu, quanto a Usina Coruripe integram um movimento global chamado “Princípios do Empoderamento das Mulheres”. O comitê é promovido pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas.