USJ é primeira usina no mundo a comercializar açúcar em sistema de créditos de sustentabilidade

11/01/2013 Açúcar POR: Assessoria de Cominucação Grupo USJ
O Grupo USJ, de Araras (SP), é a primeira empresa sucroenergética do mundo a comercializar produtos certificados dentro do Sistema de Negociação de Créditos (Credit Trading System - CTS) da Bonsucro, entidade internacional que mede, avalia e atesta a produção de açúcar e etanol de acordo com padrões de excelência em sustentabilidade.

O CTS é uma nova plataforma que registra todo o processo de compra e venda das empresas-membro, com a novidade que, além da venda física de açúcar e/ou etanol, as usinas certificadas pela Bonsucro também podem comercializar créditos. Isso significa que, se a usina recebeu certificação para determinada cota de produtos e fizer uma venda física menor, ela pode vender esse crédito excedente. Os compradores podem ser indústrias que consomem açúcar ou etanol e que são também membros da Bonsucro, evidenciando seu interesse em apoiar uma cadeia de produção sustentável de cana de açúcar. O processo é semelhante ao estabelecido no mercado de créditos de carbono, em que empresas podem comprar créditos de iniciativas “verdes” para compensar os impactos ambientais que causam.

Os créditos são válidos por três anos e deverão ser “etiquetados” quando é feita uma negociação, permitindo o acompanhamento e auditoria da Bonsucro ao final de cada ano, evitando assim venda em duplicidade. A partir da posse desses créditos, os compradores têm também o direito de divulgar publicamente que apoiam práticas sustentáveis. No caso dessa primeira venda da USJ, o volume de açúcar com certificação correspondia ao volume físico desejado por uma multinacional do setor de alimentos que opera também no Brasil.

Reconhecida pela União Europeia, a certificação da Bonsucro garante que as empresas que recebem o selo estão aptas a exportar para os 27 países membros da UE, explica o diretor executivo da Usina São João, Narciso Bertholdi. A Usina São João é a principal indústria do Grupo USJ e é certificada pelo Bonsucro desde março de 2012. “A paixão e o comprometimento do Grupo USJ com a cana de açúcar sustentável são de primeira classe no mundo”, diz o CEO da Bonsucro, Nick Goodall.

O que é a Certificação Bonsucro
A certificação internacional Bonsucro (Better Sugarcane Initiative) é primeira norma desenvolvida especificamente para o setor sucroenergético no mundo. O selo garante aos clientes, consumidores e fornecedores da Usina S. João que o açúcar e o etanol fabricados na usina seguem padrões rígidos, cujo foco é a produção sustentável.

Entre as muitas exigências para a conquista da certificação estão a comprovação da eficiência operacional agrícola e industrial, o levantamento da quantidade de gases de efeito estufa emitida pelas atividades da usina e o estudo da fauna e da flora na área de abrangência da S. João. A empresa teve que evidenciar, ainda, o cumprimento da legislação relativa à responsabilidade social e à saúde e segurança no trabalho, e seu empenho na melhoria contínua dos processos. Uma das mudanças implementadas pela Usina S. João para a conquista do selo está a implantação de um sistema de rastreabilidade, por meio do qual é possível acompanhar toda a cadeia produtiva do açúcar e etanol feitos na usina, da origem até o destino final.

Além da Bonsucro, a Usina S. João já é certificada pelos selos Etanol Verde (desde 2008), Greenergy (desde 2009) e ISO 9000 para açúcar (2004) e etanol (2011). Em 2012, também obteve a certificação FSSC 22000 (segurança alimentar).