Yara e Embrapa assinam parceria inédita para pesquisa com fertilizantes

27/11/2012 Geral POR: CDI Comunicação Corporativa
A Yara e a Embrapa assinam nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), um Acordo Marco de Cooperação. O objetivo será a geração de conhecimento e tecnologias relacionados ao uso eficiente de fertilizantes e seu impacto ambiental em diversas culturas agrícolas em condições tropicais.

A primeira etapa da parceria será o estudo de fertilizantes com diferentes formas de nitrogênio, sua eficiência agronômica e a pegada de carbono (carbon footprint) em diferentes culturas e regiões brasileiras, com a participação de técnicos da Embrapa e da Yara no Brasil e no mundo.

Estão agendadas para dezembro, no Centro de Pesquisas de Hanninghof da Yara, em Dülmen (Alemanha), reuniões entre as equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dos parceiros para discutir os detalhes técnicos do projeto. “O acordo une o conhecimento da Embrapa na agricultura tropical à Yara, líder mundial em nutrição de plantas, trazendo ao agricultor brasileiro soluções de nutrição mais competitivas, combinando qualidade e rendimento em diferentes culturas”, explica Lair Hanzen, presidente da Yara Brasil.

A parceria visa minimizar a “pegada de carbono” (carbon footprint) dos fertilizantes no Brasil, uma vez que quanto menor for o impacto ambiental na produção de alimentos, maior será a aceitação do mercado internacional e menores serão as barreiras não-tarifárias para os produtos agrícolas brasileiros. São ações que visam também contribuir para o cumprimento das metas brasileiras de diminuição de emissão de gases de efeito estufa com a comunidade internacional, bem como contribuir para o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).